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segunda-feira, 3 de abril de 2017

Conclusão da 2ª Etapa!

Oláaa!

Na última terça-feira, dia 28/03 concluímos a 2ª etapa do projeto. Nesta etapa fizemos todos os levantamentos e análises do entorno, diagramas e também a maquete topográfica. 

Abaixo deixo os mapas de análises:


(Mapa de gabaritos)

Neste mapa de gabaritos, nós analisamos a altura dos edifícios do entorno. Notamos que a predominância é de edifícios de até 2 pavimentos.


(Mapa de equipamentos urbanos)

Neste mapa de equipamentos urbanos, analisamos todos os equipamentos do entorno, tanto de serviços e também faixas de pedestres e guias rebaixadas.
(Mapa de potencialidades)

No mapa de potencialidades, nós analisamos as áreas com grande potencial para implantarmos nosso projeto, que são as áreas em laranja. As áreas em azul são as áreas já adensadas e as amarelas são as áreas em demolição, onde estão sendo construídos grandes empreendimentos.

(Mapa de sistema viário)

No mapa de sistema viário, nós vemos que a via principal é a Heitor Penteado, em laranja, onde possui o maior fluxo de carros. As vias em azul são as vias coletoras e as verdes são as vias locais, onde possui um fluxo menor.

(Mapa de uso e ocupação)

No mapa de uso e ocupação podemos notar que a presença de edifícios residenciais é predominante. Possui pouco serviço e comércio, que ficam em torno da Heitor Penteado.


(Mapa de arborização)

No mapa de arborização, nós analisamos a presença de árvores nas ruas do entorno e também as massas arbóreas (praças e grande massa de arborização). Notamos que a presença de massa arbórea é um pouco escassa, então quando fizermos nosso projeto, precisaremos pensar em uma forma de melhorar essa parte.

(Mapa de zoneamento)

Este é o mapa de zoneamento, cada zona possui o seu limite de C.A. (coeficiente de aproveitamento) e de T.O. (taxa de ocupação). A zona que vamos intervir pertence a ZEU (Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana). A ZEU são as áreas localizadas próximas aos sistemas de transporte coletivo de média e alta capacidade, como metrô, trem e corredores de ônibus, são áreas com grande capacidade de crescimento urbano, onde busca a aproximação de mobilidade, emprego e moradia.

Abaixo temos essa tabela com os índices que utilizaremos para o nosso projeto:


No C.A. (coeficiente de aproveitamento) podemos crescer até 4x o nosso lote e no T.O. (taxa de ocupação) podemos ocupar 70% da área do nosso lote.

Nesta etapa também fizemos os diagramas analíticos, que são análises rápidas do entorno feitas manualmente em cima do papel manteiga.




Agora deixo uma imagem da nossa maquete topográfica, os edifícios em papelão são os de gabarito baixo e os pretos são os prédios de gabarito alto. Ainda não terminamos a maquete totalmente, falta ainda os edifícios que poderão existir mais pra frente.


Essa maquete nós fizemos junto com a equipe do escritório Mirante, que também estão intervindo na Vila Madalena, maquete muito trabalhosa, mesmo com duas equipes trabalhando juntas não conseguimos concluir à tempo.

Uma foto da nossa prancha para apresentação, onde reunimos todas as análises que fizemos.



E por fim, uma foto da equipe Innovarch, junto com a professora e orientadora Fernanda Lemes e o coordenador do curso, Magalhães.


Ah, e não reparem na nossa cara de cansados, estávamos desde às 14h na faculdade, o Maurício estava tão cansado que até dormiu na foto haha.

Até o próximo post ;)



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